[tab:Arte]

Conceito

Tendo como objetivo a utilização de materiais alternativos, a proposta é a transformação criativa do que não teria mais utilidade, despertando um novo olhar para a vida nos grandes centros urbanos.

Um mapeamento prévio da região do evento servirá de guia para os artistas adquirirem suas matérias-primas para desenvolvimento das obras. Muros e espaços, ao redor da locação serão o cenário para as intervenções urbanas.

Curadoria

Alessandra Marder:
jornalista por formação e multimídia por natureza, já fez de tudo um pouco na vida. Em 2005, trocou sua estável carreira de diretora de arte de audiovisuais pra trabalhar em propostas envolvendo conteúdo, cultura e arte. Atualmente divide seu tempo entre o trabalho como Gerente de Conteúdo do Grupo Aktuell e seus projetos pessoais focados no universo das artes

 

Renato de Cara:
formado em jornalismo pela PUC/SP, especializado em moda e comportamento. Já trabalhou para inúmeros clientes e veículos de comunicação. Há cinco anos dirige a galeria mezanino, onde expõe novos e consagrados artistas, com obras em suportes variados como fotografia, pintura, escultura, gravura, objetos e assemblages.

[tab:Cinema]

Conceito

O núcleo cinema apresentará uma programação de filmes de ficção e documentário, que discutem em seu conteúdo e praticam em sua realização a sustentabilidade.Em paralelo, haverá palestras e atividades com temas pertinentes, conduzidos por profissionais do audiovisual.

Para discutir o alcance de análise e crítica que o cinema tem em relação a assuntos ambientais e de sustentabilidade, serão selecionados títulos que transitam nos seguintes temas:

  • questões ambientais de grande impacto e ações predatórias;
  • a mobilização de comunidades em benefício da qualidade de vida, espontânea ou motivada.

Curadoria

Christian Petermann:
Formado em jornalismo pela faculdade de comunicação social Cásper Líbero, atua como crítico de cinema há 25 anos e hoje colabora com importantes veículos como Guia da Folha de S.Paulo, revistas Rolling Stone e Junior e o programa Todo Seu (TV Gazeta/SP). Em 2010, esteve à frente de diversos projetos envolvendo cinema e seus desdobramentos no CineSesc, São Paulo Escola de Teatro e Centro Cultural Oswald de Andrade. Atualmente auxilia na seleção de títulos para ONG CineMaterna, além de responder pela curadoria do festival Cine MuBE – vitrine independente.

[tab:Criança]

Conceito

Um núcleo lúdico e fantástico voltado para pais e filhos promoverá experiências de transformação criativa por meio de oficinas, música, palestras, apresentações artísticas e exposição. Aqui CONTEM® criança tem programação de espetáculos com grupos premiados do teatro infantil e adaptações de textos de grandes autores.

Curadoria

Fernando Escrich:
ator, diretor, palhaço e músico autodidata com ampla experiência artística na área infantil. É coordenador artístico e formador do programa Doutores da Alegria, desde 1994. Já dirigiu diversos espetáculos infantis de sucesso, além de receber o prêmio APCA de melhor trilha original composta no ano de 2008.

[tab:Design]

Conceito

O objetivo principal do núcleo de design é promover a experiência dos visitantes com o objeto e mobiliário sustentável. Para isso, além de palestras, serão expostos e comercializados produtos assinados por designers, artistas e coletivos que adotaram os princípios da sustentabilidade no seu jeito de criar, produzir, comercializar, usar e reciclar.

Curadoria

Zoë Melo:
é co-fundadora da TOUCH, uma empresa multidiciplinar com sede em Los Angeles, que desenvolve, comercializa e promove projetos de design social e sustentável, ALÉM DE presta consultoria para designers e empresas ao redor do mundo. Ao longo de sua carreira, tem trabalhado com alguns dos mais importantes designers, fotógrafos e diretores de arte na moda e design de produto, recebendo constante cobertura da mídia a nível internacional. É também curadora e organizadora de importantes eventos e exposições de design como a Inter-connected, apresentado na Semana de Design de Nova York e “Uniendo Puntos”, apresentada em 2010 durante a Semana do Design em Valencia, na Espanha. Além disso, Zoë foi palestrante do TEDx Amazônia em 2010 e constantemente dá palestras e workshops em eventos de design, como o recente BOOMSPDESIGN no qual participou na edição paulista em 2011.

[tab:Gastronomia]

Conceito

No núcleo de gastronomia, o público terá acesso ao consumo, comercialização, educação e cultura culinária, tendo como foco a experimentação de alternativas econômicas e eficientes na cozinha. O prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.

Curadoria

David Hertz:
formado em gastronomia pelo Senac e com MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA/USP, é o idealizador da gastromotiva, o primeiro negócio social gastronômico do Brasil que tem como missão promover a gastronomia como forma de inclusão social. Para tanto, oferece gratuitamente a jovens de baixa renda cursos profissionalizantes e de empreendedorismo com o objetivo de gerar desenvolvimento das comunidades. Por esta iniciativa, David Hertz recebeu em 2009 o prêmio “Empreendedor Social de Futuro” pelo jornal Folha de S.Paulo e a fundação Schwab.

[tab:Moda e Beleza]

Conceito

O núcleo de moda e beleza reunirá designers, artesãos, pequenas, médias e grandes indústrias do segmento, que tenham como foco a redução do impacto socioambiental durante o desenvolvimento de seus produtos.
Outra forma de atuação que o núcleo propõe é a reutilização de forma criativa de seus produtos e embalagens, criando um novo olhar.

Curadoria

Gabriel Del Corso:
empresário, estrategista, com qualidades essenciais para planejar, organizar e executar projetos ousados e surpreendentes. Em seu currículo estão eventos e projetos como o desenvolvimento do planejamento da loja Doc Dog, produção de desfiles no Prêmio Moda de Brasília, consultoria comercial para a Casa de Criadores, criação do Happy Bazaar, cocriação e produção do fwhouse/spfw entre outros. Internacionalmente realizou consultoria para a marca inglesa Basso and Brooke e Babulaque Showroom, atuando na produção de eventos e feiras na Europa. Como um dos criadores do projeto CONTEM responde atualmente pela direção geral da plataforma.

Agustina Comas:
nascida em Montevideo, Uruguay, é designer de moda e mora em São Paulo. É co-fundadora em parceria com Ana Inés Piriz da IN.USE, marca que se utiliza de roupas de coleções passadas de designers e fábricas como matéria-prima para suas criações. Por um processo de ressurreição das roupas fazem reciclagem industrial, transformando em novas peças os estoques inativos da indústria têxtil. Se formou em 2003 em Desenho Industrial com habilitação em Moda pelo Centro de Diseño Industrial de Montevideo e em 2004 mudou para São Paulo. Colaborou durante 4 anos com o estilista Jum Nakao em diversos projetos dentre eles o desenvolvimento do projeto e desfile ‘A Costura do invisível’ e desde 2008 é estilista na Daslu Homem como parte integrante da equipe de Lu Pimenta.

[tab:Música]

Conceito

O núcleo de música do PROJETO CONTEM® baseia-se na reunião de iniciativas e projetos que utilizam a música e seus derivados como agentes da transformação social.

Curadoria

Gil Torres:
formado em Comunicação Social e em Música, Gil atuou inicialmente como professor de música em seu Estado de origem, Pernambuco. Em 2005, passa a coordenar os eventos culturais da unidade da Livraria Cultura do Recife, onde realizou diversos projetos culturais de destaque na cidade, como Cultura Festival e Cultura Samba e Choro. A partir de 2008, transfere-se para São Paulo e assume a coordenação geral de eventos da Livraria Cultura, passando a coordenar projetos de grande relevância como as 3 edições do Vira Cultura, Semana de Moda e Cultura, Semana da Sustentabilidade, além da curadoria da agenda dos eventos culturais do Teatro Eva Herz.

Fernando Britto:
produtor musical e músico, atuante na cena musical paulistana desde meados dos anos 90. Em 2001, decidiu explorar novos territórios musicais e adotou o codinome tin god, que utiliza até os dias de hoje. Desde então, também desenvolve trilhas para diversas campanhas publicitárias e desfiles de moda para clientes espalhados por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Londres, onde vive atualmente.

[tab:END]