fruta 25 de abril de 2012

Empresa brasileira produz suco de caixinha 100% natural

Criada em 2007, a marca do bem™ é a única empresa brasileira a produzir sucos em embalagens sem adição de água, açúcar e conservantes. //Leia Mais

Única empresa brasileira que faz sucos integrais em caixinha, a marca do bem™ foi criada em 2007 pelo administrador de empresas Marcos Leta. No entanto, antes de tomar coragem e montar a sede da empresa em uma casa no bairro de Ipanema, ele pensou que esse poderia ser um desejo inalcançável.

“Um dia, cheguei cansado do trabalho e passei na minha casa predileta de sucos no Leblon. Enquanto tomava o suco de laranja numa garrafinha de 500 ml, pensei: ‘por que não podemos fazer um suco parecido com este, apenas com frutas frescas, sem água, sem açúcar, conservantes, corantes e colocar em caixinhas legais?”

Marcos Leta, fundador da marca

O estalo fez ele largar o emprego e ir viajar atrás de novas tecnologias na área alimentícia em países da Europa e nos Estados Unidos e de bons e cuidadosos produtores de frutas orgânicas. Assim começava a primeira marca brasileira a produzir sucos em embalagens sem adição de água, açúcar e conservantes.

Suco sem conservantes, sim senhor

Marcos conta que para fazer uma bebida com todos os nutrientes e sem química, a produção precisa ser feita à vácuo e embalada em caixinhas assépticas. “A tecnologia das bebidas do bem™ é baseada em envase a vácuo, sem oxigênio na hora do envase. Com isso, a empresa consegue uma validade de quatro a oito meses, dependendo da bebida.”

O cuidado com questões ambientais e de saúde fica claro tanto na produção de uma bebida natural, sustentável que evita o uso e o despejo de compostos químicos no meio ambiente, quanto na escolha das embalagens. Marcos e sua trupe optaram pela Tetra Pak por serem consideradas as mais sustentáveis do mundo. “Apostamos em  embalagens bem-humoradas e modernas. Caixas recicláveis, com 75% de composição de papéis de árvores reflorestadas e lacre de resina atóxica.”

Hoje a empresa gera 30 empregos, diretos e indiretos e a tendência é crescer. No momento, a marca apresenta seis sabores de sucos, água de coco e chá e quer abrir o leque de opções. “Recentemente, lançamos o suco integral de tangerina em caixinha e pretendemos apostar em novos sabores até o final deste ano”, conta Marcos.

Entenda as diferenças entre os sucos “de caixinha”

Concentrado

Suco concentrado é o produto obtido pela dissolução, em água potável, da polpa da fruta submetido a tratamento que assegure sua conservação e apresentação até o momento do consumo. O suco concentrado é aquele parcialmente desidratado que, quando reconstituído, conservam os teores originais do suco integral, ou apresenta o teor mínimo estabelecido nos respectivos padrões de identidade e qualidade para cada tipo de suco. Por exemplo, sucos em garrafas de vidro que devem ser misturados a água antes do consumo.

Néctar

Enquanto um suco integral tem 100% fruta, um néctar é feito de no mínimo 35% de fruta, e o resto é composto por água e açúcar.

Suco Integral

Suco 100% da fruta sem adição de açúcar, água e conservantes.

Por Marina Mantovanini
Imagens: divulgação/Egg