Screen shot 2013-03-04 at 12.43.55 PM 4 de março de 2013

Mostra exibe objetos, fotografias e vídeos de design criados na periferia

A exposição é o resultado de pesquisas por cidades brasileiras e comunidades que exibem preciosas lições de design //Leia Mais

A espontaneidade e a capacidade de improvisação da periferia de várias regiões do Brasil são o ponto de partida de uma das mais recentes exposições inauguradas no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. Com curadoria de Adélia Borges, a exposição Design da Periferia está aberta até dia 29 de julho.

A mostra apresenta objetos, fotografias e vídeos divididos em quatro módulos: Rua – recebe os empreendimentos que ocupam o espaço urbano, os vendedores ambulantes, carroceiros de sucata, anúncios gráficos, modo de expor produtos; Casa – destaca as invenções domésticas que, nas camadas populares, confundem-se com a área coletiva; Corpo – identifica a expressão do vestir, do pentear; e Brincadeiras – traz engenhosas releituras do tradicional universo infantil.

Lá você vai ver churrasqueiras feitas de calotas velhas de pneus, postos de trabalho de vendedores ambulantes, móveis e brinquedos elaborados por pessoas simples a partir de materiais e técnicas disponíveis no lugar em que vivem são alguns dos objetos que estão na exposição. “Em geral são objetos improvisados, muitos feitos com detritos, com um resultado em que a simplicidade resulta de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas”, diz a curadora.

EXPOSIÇÃO DESIGN DA PERIFERIA 
Data: 25/01 a 29/07
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/n, Moema – São Paulo/SP
Entrada gratuita

Imagem: Divulgação